CONHEÇA A CLEIDINHA
Uma nova liderança para melhores resultados para a comunidade
Natural de Mauá, município da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, pertence à região do ABC Paulista, na Zona Sudeste da Grande São Paulo.
Cleide Barbosa Benevides é a quarta dos seis filhos do Sr. Sebastião e dona Maria Mariana, uma família muito humilde, teve na lida diária dos trabalhos no plantio de uma horta no terreno da casa sua fonte de conhecimento e educação, cursando até a 5ª série do ensino fundamental. Pai muito severo, não permitiu que nenhum filho pudesse prosseguir em seus estudos.
Casou cedo e com o marido Orlaando mudou para Porto Seguro-BA. Com a queda financeira do marido, surge a mulher guerreira que todos nós conhecemos. Sua filha Rebeka lembra desses tempos difíceis, que aliás, nunca foram fáceis: “ela vendia gelatina na praia para trazer renda pra casa, era só ela, eu e meu pai”.
Com a vinda para Mato Grosso, com a esperança de dias melhores, se estabeleceu em Várzea Grande e depois em Juara para, finalmente virem para Chapada dos Guimarães no início dos anos 2.000, que a filha Rebeka assim narra: Os churros foi iniciativa dela, ela pegou dinheiro emprestado com a minha vó, comprou o carrinho e começou a vender. Ela que sustentava a casa, meu pai quebrou, perdeu todo dinheiro, mudamos de vida drasticamente, ela que segurava as pontas, e foi aí que ela começou com a bebida. Eu tinha 15 anos, Dante tinha acabado de nascer, eu que cuidava dele para ela trabalhar.”
O resto da sua história todos conhecem, sempre lutando de forma honesta e digna, sem se importar com a natureza do trabalho, fazendo faxina, pintando muros, limpando terrenos com o cabo da enxada nas mãos, vendendo churros, água de coco e, até filhotes de cachorros. Com isso deu alimento para a sua família, estudo para os filhos, a mais velha graduada em medicina veterinária, outra cursando odontologia e o caçula se encaminhando no ensino fundamental.
“Sempre teve o sonho de melhorar de vida para ajudar os outros, sempre foi uma pessoa muito ativa na ajuda, pensa primeiro nos outros do que nela mesma. Sonha em comprar uma casa, ajudar a mãe dela, irmãs e filhos. É uma mulher muito querida e trabalhadora.” Finaliza Rebeka.